Alimentar
Introdução Alimentar
A alimentação infantil é muito esperada pelos pais, familiares e cuidadores.
Nesse momento há muitas expectativas que a criança comerá tudo e de tudo, que terá uma relação linda com o alimento e que tudo ocorrerá como o planejado.
Porém, para muitas mães o sonho vira um pesadelo. São tantos os palpites de avós, titias, pediatras, amigos, vizinhos que acabamos nos perdendo em qual conduta seguir. Será que ofereço papinha? Será que ofereço em pedaços? Será que posso oferecer suco?
Durante a infância, mais especificamente durante a introdução alimentar, os hábitos alimentares são consolidados, por isso, você deve estimular uma alimentação saudável desde cedo, sendo um ganho para toda a vida do seu bebê.
Conduzir corretamente nesta fase, auxilia na formação do paladar ideal, no adequado crescimento e desenvolvimento, reduz a chance de desenvolver doenças metabólicas futuras como diabetes e hipertensão, além de auxiliar crianças a prevenir quadros de dificuldades alimentares.
A Introdução Alimentar é um período único na vida dos bebês, que quando conduzido com uma alimentação saudável, afeto e estímulos adequados, ajuda na prevenção de doenças na vida adulta.
O contato com alimentos de diferentes aromas, texturas e sabores durante o início da vida é essencial para a formação dos bons hábitos alimentares, os quais são consolidados durante a infância.
Além disso, também contribui com a diminuição do risco de desenvolvimento de Seletividade Alimentar, Obesidade Infantil e Alergias Alimentares.
Dessa forma, o acompanhamento por um especialista, além de lhe trazer segurança e sanar todas as suas dúvidas, também é um ótimo investimento para a saúde do seu bebê
Benefícios do acompanhamento por uma Especialista em Introdução Alimentar
- Auxilia o bebê a ter uma relação positiva com os alimentos, fazendo com que ele sinta prazer em comer;
- Diminui as chances do desenvolvimento de Seletividade Alimentar e Obesidade Infantil;
- Orienta corretamente sobre os métodos Tradicional, BLW/BLISS e Participativo;
- Ensina como montar variados pratinhos saudáveis de acordo com o desenvolvimento do bebê (consistência, cortes, receitas, etc.);
- Apresenta as maneiras adequadas de conservação, armazenamento e congelamento das papas;
- Aconselha na escolha do babador, cadeirão, pratinho, colherzinha e outros acessórios necessários;
Vc conhece os 03 tipos de Introdução Alimentar
TRADICIONAL
Determina que a oferta da alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida com colher. Começar com consistência pastosa (papas/purês) e, com o passar do tempo, a evolução de consistência deve ser adaptada para papas com pedaços maiores de alimentos, até chegar a consistência da família, devendo ocorrer ao completar 12 meses.
PARTICIPATIVA
O bebê é agente ativo do processo de introdução da alimentação complementar, ainda que receba alimento de um intermediador. Dessa forma, a alimentação passa a ser assistida e não passiva. Assistida pelos pais, que intermediam as preferências do bebê e o auxiliam motoramente, enquanto ele não adquire habilidade e eficiência na ingestão adequada de nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Mas muito além, a IA participATIVA, baseada nos fundamentos do BLW, também incentiva as famílias a introduzirem, desde o início da introdução alimentar, os alimentos sólidos em seu formato original, possibilitando que as crianças também tenham experiências com o máximo possível de sensações desde o seu primeiro contato com os alimentos.
BABY-LED WEANING (BLW) – O Desmame Guiado pelo Bebê
“Weaning” é a transição gradual que um bebê faz de quando toma leite materno ou fórmula como alimentação exclusiva, até quando para completamente de tomar leite materno ou fórmula. Essa transição demora pelo menos 6 meses, mas pode especialmente com amamentação demorar vários anos. Os primeiros alimentos sólidos não substituem o leite materno (ou a fórmula láctea infantil), mas fazem com que a dieta fique gradualmente mais diversificada. Na maioria das famílias, o desmame é guiado pelos pais, que decidem quando e como seus bebês deverão comer. A ideia do BLW é permitir que o bebê guie todo o processo, usando seus instintos e habilidades: em vez de papinhas, são oferecidos legumes, frutas e outros alimentos sólidos em pedaços para que ele próprio os pegue com as mãos e coma de maneira autônoma, abrindo um mundo de boas possibilidades para seu desenvolvimento.
Entre os benefícios estão o desenvolvimento da capacidade de mastigação do bebê, de sua destreza manual e da coordenação entre as mãos e os olhos. Com a ajuda dos pais, ele descobre uma grande variedade de alimentos saudáveis e aprende importantes habilidades sociais – enquanto come apenas a quantidade de que precisa, o que diminui as chances de desenvolver sobrepeso na infância. Mas, acima de tudo, ele vai gostar disso e estará mais contente e confiante nas refeições em família.
Os principais fundamentos do BLW, são o respeito à autonomia e a confiança de que o bebê sabe o que, quanto, como e com que ritmo irá comer. Para que ele exerça sua auto regulação sem interferências e sem a necessidade da interpretação do adulto em relação aos seus sinais de fome e saciedade.
Como são os atendimentos on-line?
Os atendimentos de Introdução Alimentar são realizados no formato on-line, por meio de vídeo conferência, utilizando o aplicativo ou plataforma que melhor lhe agradar (Skype, WhatsApp, Google Meet, Zoom, Teams, etc.).
Durante o atendimento são abordados vários pontos importantes necessários para uma Introdução Alimentar de sucesso, entre eles:
- Fatores que influenciam na aceitação alimentar;
- Como organizar a rotina do bebê;
- Como identificar sinais de prontidão, fome e saciedade no bebê;
- O que fazer em caso de recusa;
- Benefícios da interação da criança com o alimento;
- Quando e como começar a Introdução Alimentar;
- Mitos e verdades sobre a Introdução Alimentar baseado em evidências científicas;
- Higienização de frutas, verduras e legumes;
- Conservação, armazenamento e congelamento das papas;
- Tipos de temperos que podem ser utilizados;
- Consistências e texturas adequadas de acordo com a faixa etária;
- Água: Quando, quanto e como oferecer;
- Sugestões de combinações de alimentos para tornar seu dia a dia mais prático;
- Diferença dos métodos: Tradicional, Participativo e BLW/BLISS;
- Alimentos proibidos até 1 ano e até 2 anos;
- Como agir em caso de engasgo (Manobra de Heimlich).